O incrível poder das emoções

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

“Somos feitos de emoções. Basicamente, todos nós estamos procurando por emoções. É apenas uma questão de encontrarmos a maneira com que devemos vivenciá-las.” – Ayrton Senna

Você já parou pra pensar como seria nossa vida se não existissem as emoções? Será que haveria música, arte, filosofia? Será que gargalharíamos, nos divertiríamos, aprenderíamos, evoluiríamos? Ou, ainda, será que existiríamos?

A cada atitude, cada passo que damos, somos regidos por nossas emoções. Seja ao praticar um ato de coragem, seja por agir com determinação, afinco, ao aprender algo novo, ao criar soluções tecnológicas e avanços para a humanidade, compostos químicos envolvem nosso organismo para que tais atitudes ocorram.

Esta manifestação químico-biológica é o que chamamos de emoções. É, também, uma certa projeção de combinações que acontecem a todo instante no nível atômico-molecular com os prótons, nêutrons e elétrons em nosso corpo.

Frequências visuais, auditivas, olfativas e, em alguns casos, gustativas e táteis ao nosso redor chegam em nosso cérebro por meio dos cinco sentidos. Dependendo do sentido que damos a elas, de forma consciente ou não, o sistema nervoso é acionado em conjunto com o sistema glandular, lançando hormônios em nossa corrente sanguínea, impulsionando-nos a agir. Curiosamente, a palavra hormônio vem do grego horman, que significa “colocar em ação”.

Imagine-se correndo em um parque enquanto ouve uma música. De repente, começa a tocar em seus fones algo que te faz arrepiar, te energiza, faz ter vontade de acelerar o passo. Isso significa que suas emoções, estas manifestações químico-biológicas, atômico-moleculares e neuropsicológicas entraram em ação, gerando uma sensação de maior potência.

Não é fantástico perceber que, para qualquer atitude acontecer, um produto de interconexões dimensionais instantâneas acontece? Todas essas dimensões (atômica, química, biológica e semântica) estão interconectadas e podemos, conscientemente, alterar qualquer uma delas, gerando uma reorganização do conjunto.

Com uma mudança na respiração, postura, alimentação, até mesmo no ambiente, é possível modificar o que está sentindo e criar novos estímulos. A verdadeira alquimia emocional está em converter emoções enfraquecedoras em emoções fortalecedoras.

Para auxiliá-lo nesta transformação pessoal, convido-o a fazer o download de um PDF, em que separei 5 dicas de como modificar estados emocionais voluntariamente.

Nossas últimas atualizações