Motivação: A verdade surpreendente sobre o que nos motiva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O autor e pesquisador americano Daniel Pink cita uma ampla pesquisa em seu livro Drive: the surprising truth about what motivates us, no qual aponta três fatores-chave para despertar a motivação intrínseca (i.e. trabalhar pela própria satisfação).

1) Autonomia: desejo de conduzir as nossas vidas.

2) Perícia: desejo de desenvolver as nossas habilidades naturais.

3) Propósito: desejo de fazer algo em prol de algo maior, além dos desejos pessoais.

Neste livro, ele mostra que vivemos um momento em que as condições que nos motivam são diferentes das condições dos séculos passados. Atualmente, uma das atribuições dos gestores precisa ser despertar a motivação intrínseca de seus colaboradores. Como?

1) Contratar as pessoas certas, ou seja, aquelas em sintonia com o propósito da empresa.

2) Dar a essas pessoas atribuições nas quais que elas possam colocar em prática as suas habilidades naturais, permitindo que expressem aquilo que têm de melhor.

3) Criar oportunidades para que as pessoas prosperem e cresçam (intelectualmente, emocionalmente e consciencialmente), ao mesmo tempo em que ajudam a organização a cumprir o seu propósito de forma eficiente.

A forma como a sua empresa tem cuidado desses três aspectos está contribuindo para despertar a motivação intrínseca de todos os colaboradores?

Nossas últimas atualizações