Comunicação para líderes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Como dizia Peter Drucker: “Comunicação é percepção.”
 
Vejamos: Se uma árvore cair na floresta e não houver ninguém para ouvi-la, produz-se som? Não. Produzem-se ondas sonoras, mas não som.
Para haver som, alguém precisa ouvi-lo. O som é criado pela percepção. É o receptor quem cria a comunicação. O indivíduo que emite uma informação não comunica. Ele pode cantar, falar, escrever, desenhar e não comunicar. Tudo o que ele faz é possibilitar.
 
A comunicação é gerada quando o receptor compreende o que o emissor queria comunicar. Por isso, muitas vezes, o gargalo da comunicação está em não considerar ou não respeitar o alcance de percepção da pessoa ou das pessoas com as quais interagimos.
 
Assim como o ouvido humano não capta sons acima de determinada frequência, a percepção humana não vai além do que está dentro de seu alcance de percepção. Por isso, a primeira pergunta que precisamos fazer é: “O que necessito comunicar está dentro do alcance de percepção do receptor?”
 
Pergunte-se: qual é a melhor forma para a pessoa com a qual estou interagindo receber essa informação?
 
O que você considera quando vai conversar com alguém?

Nossas últimas atualizações