As pessoas lhe compreendem?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Muitos comunicam, mas, raramente, alguém se faz compreender. Para haver compreensão dos elementos (emissor, receptor, conteúdo e forma), é necessário gerar o entendimento mútuo. A palavra comunicação pressupõe ação comum; se algo ficou comum, significa que foi compreendido pelos envolvidos. Uma forma de verificar se houve ou não compreensão é validar no final da interação, fazendo a seguinte pergunta: “O que você compreendeu desta nossa interação?”.

Lembre-se: evite a pergunta: “Você entendeu?” As pessoas sempre entendem alguma coisa, mas nada garante que elas entenderam o que você gostaria que elas entendessem. Ao final de cada interação profissional da qual depende algo que precisará ser realizado, valide o entendimento, perguntando: “Só para saber se eu me fiz claro, você poderia repetir o que acabamos de combinar agora?”.

Perguntar se as pessoas entenderam é bem diferente de perguntar o quê elas entenderam.

Nossas últimas atualizações